2007-12-10

Concerto de Lauren Field na Casa das Artes



Beleza, requinte e muita sedução.

São os adjectivos que coloriram o concerto realizado no passado dia 20 de Outubro no Grande auditório da Casa das Artes.

Lauren Field, já foi actriz, mas a sua verdadeira vocação é, indiscutivelmente, a música, pelo que, há alguns anos atrás, sofreu uma reconversão na sua carreira, redireccionando-a.

Lauren fez o seu début na música jazz, onde predomina a melancolia dos blues e à qual adiciona um pouco do estilo de bossa nova no álbum “Modern Woman”, um trabalho de há cerca de dois anos atrás.

As melodias saíram, na sua maior parte da sua própria pena, embora o concerto de sábado contasse com algumas incursões de temas novos e de compositores clássicos como “I’ve got you under my skin” de Cole Porter.

A sua música está classificada como pertencente à categoria de jazz acústico/blues à qual se junta uma pitada do aroma apimentado dos ritmos latinos, de onde emerge, por vezes, a sensualidade da rumba cubana, que se junta à influência do estilo de Janis Joplin e Billie Holiday, em canções como “Havana”, por exemplo.
Segundo a própria cantora, algumas das suas letras originais têm muito de autobiográfico. Na realidade, está patente nos seus poemas musicados uma certa ironia, algo amarga, no que diz respeito à igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

Quanto à voz, a versatilidade e qualidade superior em diferentes registos, bem como a riqueza tímbrica demonstrada, colocam-na ao nível de cantoras de destaque como Diana Krall ou Norah Jones.

A beleza das melodias foi amplamente realçada pelo acompanhamento dos outros membros da banda, particularmente pelos solos vindos do piano, que foram entusiasticamente aplaudidos.

Destaca-se a beleza melancólica de canções como “Funny Valentine” e sobretudo “My Man”, cujos acordes iniciais remetem para o romantismo de clássicos como Débussy ou Chopin.

Um concerto que, para os espectadores, fechou a semana com chave de ouro.



Cláudia de Sousa Dias

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger Nilson Barcelli said...

Nunca tinha ouvido falar dessa Lauren.
Vou tentar ouvi-la.
Beijinhos.

12/12/07 10:58 da tarde  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

Goatei dela.

Mas gostei ainda mais da cantora sobre a qual vou postar a seguir.

:-)

Depois de ouvires ambas, diz-me a tua opinião.

Beijinho


CSD

13/12/07 11:33 da manhã  
Blogger un dress said...

não conheço cláudia...

mas vou aí pesquisar!!




beijO :)

13/12/07 8:22 da tarde  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

bjo

;-)


CSD

14/12/07 11:52 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home