Daniel Sampaio na Biblioteca de Vila Nova de Famalicão
O médico e psiquiatra Daniel Sampaio esteve, no passado dia 19 de Janeiro, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco para apresentar a sua última obra científica, desenvolvida em conjunto com a psicóloga e professora na Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa, Margarida Gaspar de Matos. Jovens com Saúde – Diálogo com uma Geração é um livro escrito a quatro mãos, um olhar sobre o mundo actual, que combina duas formas diversas de olhar a mesma temática: a psiquiatria e a psicologia.
Questionado em relação ao público-alvo a quem é dirigida a obra, o clínico afirma destinar-se sobretudo aos jovens, mas não só. Aos pais e professores também. Sobretudo a estes últimos, uma vez que é da opinião de que: «Uma escola não é só para aprender conteúdos; é para formar cidadãos».
A variedade dos temas bordados parece quase inesgotável, abarcando a saúde das crianças e dos adolescentes, a incluir as questões relacionadas como a obesidade e a bulimia/anorexia – cuja solução poderá passar pela educação alimentar nas escolas, combinada com a prática regular de exercício físico – às relações interpessoais (com os pais, colegas, professores, auxiliares...), o ego, os comportamentos auto-destrutivos, a violência, o bullying, a toxicodependência, o alcoolismo, a imigração, a internet, com especial destaque à educação sexual nas escolas. O Autor mostrou algum pesar pelo facto de algumas pessoas que distribuíam panfletos a defender a eliminação total daquela disciplina nas escolas não estarem presentes na audiência para exporem o seu ponto de vista e debaterem a questão.
Daniel Sampaio salientou a utilidade do livro, no sentido de ajudar a promover o diálogo inter-geracional e à promoção de factores de resiliência, isto é, da capacidade de resistir a circunstâncias adversas. Deu, sobretudo, ênfase ao papel da família como agente educativo fundamental, na construção da auto-estima um factor bastante vulnerável às mensagens negativas, vindas daqueles com quem os jovens contactam diariamente. Mostrou, também, a importância do papel das actividades artísticas na vida de um jovem, como facilitadoras da integração social, assim como o papel do sono, fundamental para o equilíbrio emocional, a concentração e o raciocínio, reflectindo-se, de forma inequívoca, no desempenho e rendimento escolar.
A apresentação do livro terminou com a frase lapidar «O livro não é uma obra acabada; é para ser discutido».
Foi o que se fez a seguir, ao longo de mais de uma hora de debate com o público que encheu o Auditório Sousa Fernandes da Biblioteca. Começou por se falar da família e do facto de as exigências da vida profissional deixarem aos pais cada vez menos tempo livre para estes dispensarem aos jovens. Para inverter a tendência, Daniel Sampaio aconselha os pais a
«Tentar, de todas as formas, comunicar com os jovens. Não concordo que os pais tenham menos tempo. Na primeira metade do século XX, as crianças não tinham voz; os pais preocupavam-se em alimentá-las, vesti-las, preocupavam
-se com a higiene, mas não tinham em linha de conta a sua opinião. Na segunda metade do século XX, generalizou-se a ideia de que as crianças deveriam ser ouvidas, surgindo um movimento intelectual que se debruçava sobre as questões do comportamento e da psicologia infantil. Os pais hoje dispõem de menos tempo físic, mas têm muito mais tempo mental para dispensar às crianças. Não tenho dúvidas de que, actualmente, os pais se preocupam muito mais com as crianças do que os pais da primeira metade do século XX, que só se preocupavam com trabalho. É necessário saber-se os antecedentes dos pais, as bases da própria família de origem, para caracterizar os pais de hoje. É é necessário pôr, também, os pais a falar uns com os outros para trocar impressões.»
Em relação à forma de seduzir os jovens para a leitura e a escrita, o clínico não tem dúvidas de que:
«Tem de se começar muito cedo. Dever-se-á começar a falar de livros quando se pega no bébé ao colo, isto é, com o bébé num braço e o livro na outra mão (risos). Tem de haver, também, tradição oral na família – o hábito de se contar histórias. Mais tarde, já na adolescência, é aconselhável falar ao jovem em livros que tenham a ver com o seu quotidiano. Deve-se aproveitar o facto de os adolescentes lerem outras coisas que não literatura. O que importa é que leiam. E é fundamental lerem na sala de aula, em voz alta. É sempre interessante convidar, escritores para falarem dos seus livros na escola. Os jovens de hoje não lêem menos, lêem de maneira diferente. E são capazes de fazerem coisas diferentes em simultâneo. Além disso, desenvolveram, com as novas tecnologias, outras capacidades. Desenvolveram, por exemplo, uma maior acuidade visual e auditiva. Depois, a disciplina também é importante. Os adolescentes adoram regras. Dizem que não, mas é para testar os adultos. Para tal, tem de haver flexibilidade mas também firmeza. Porque há tempo para tudo: para estudar, conviver, ler, dormir...»
A forma de promover factores de resiliência foi, também, um dos temas que preocuparam os pais e os professores que se encontravam na audiência:
«É necessário pesquisar as áreas em que os sujeitos tenham sucesso. Por exemplo, nos casos em que a criança ou o jovem manifeste dificuldades de concentração ou indisciplina, tem de se perceber em que é que cada um é competente: os alunos reagem de forma diferente, consoante a disciplina e a relação que têm com o professor.»
Abordado na questão da problemática de ser-se pai cada vez mais tarde, Daniel Sampaio é da opinião que: «deve-se ser pai em idade relativamente jovem de forma a que, quando os filhos cheguem à idade adolescente, os pais tenham energia e a firmeza necessárias para lidarem com comportamentos difíceis. Por outro lado, tem de se promover a cultura da infância. Os pais terão de dispor de tempo para os filhos.»
Para Daniel Sampaio, o trabalho de educar os jovens tem de ser desenvolvido em rede. No entanto, discorda da ideia de que os jovens tenham, hoje em dia, menos valores:
«Mas precisam muito de serem enquadrados, quer por pais, quer por professores. Estamos num mundo novo. Numa realidade diferente. Há que aproveitar as oportunidades.»
Cláudia de Sousa Dias
Em relação à forma de seduzir os jovens para a leitura e a escrita, o clínico não tem dúvidas de que:
«Tem de se começar muito cedo. Dever-se-á começar a falar de livros quando se pega no bébé ao colo, isto é, com o bébé num braço e o livro na outra mão (risos). Tem de haver, também, tradição oral na família – o hábito de se contar histórias. Mais tarde, já na adolescência, é aconselhável falar ao jovem em livros que tenham a ver com o seu quotidiano. Deve-se aproveitar o facto de os adolescentes lerem outras coisas que não literatura. O que importa é que leiam. E é fundamental lerem na sala de aula, em voz alta. É sempre interessante convidar, escritores para falarem dos seus livros na escola. Os jovens de hoje não lêem menos, lêem de maneira diferente. E são capazes de fazerem coisas diferentes em simultâneo. Além disso, desenvolveram, com as novas tecnologias, outras capacidades. Desenvolveram, por exemplo, uma maior acuidade visual e auditiva. Depois, a disciplina também é importante. Os adolescentes adoram regras. Dizem que não, mas é para testar os adultos. Para tal, tem de haver flexibilidade mas também firmeza. Porque há tempo para tudo: para estudar, conviver, ler, dormir...»
A forma de promover factores de resiliência foi, também, um dos temas que preocuparam os pais e os professores que se encontravam na audiência:
«É necessário pesquisar as áreas em que os sujeitos tenham sucesso. Por exemplo, nos casos em que a criança ou o jovem manifeste dificuldades de concentração ou indisciplina, tem de se perceber em que é que cada um é competente: os alunos reagem de forma diferente, consoante a disciplina e a relação que têm com o professor.»
Abordado na questão da problemática de ser-se pai cada vez mais tarde, Daniel Sampaio é da opinião que: «deve-se ser pai em idade relativamente jovem de forma a que, quando os filhos cheguem à idade adolescente, os pais tenham energia e a firmeza necessárias para lidarem com comportamentos difíceis. Por outro lado, tem de se promover a cultura da infância. Os pais terão de dispor de tempo para os filhos.»
Para Daniel Sampaio, o trabalho de educar os jovens tem de ser desenvolvido em rede. No entanto, discorda da ideia de que os jovens tenham, hoje em dia, menos valores:
«Mas precisam muito de serem enquadrados, quer por pais, quer por professores. Estamos num mundo novo. Numa realidade diferente. Há que aproveitar as oportunidades.»
Cláudia de Sousa Dias
Etiquetas: Eventos: Biblioteca
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