2009-10-10

Carandiru



O médico Drauzio Varella decide fazer um trabalho de prevenção no âmbito da SIDA na Casa de Detenção de São Paulo. Ao dar entrada na instituição, toma contanto com uma realidade, para nós inimaginável: violência, subrelotação, instalações precárias, falta de assistência médica e jurídica, falta de tudo. Com mais de sete mil detidos, usufrui de uma merecida fama de "inferno na terra". Porém, o protagonista logo se apercebe que, mesmo numa situação limite, os internos não correspondem necessariamente a encarnações de figuras demoníacas. É paradoxalmente surpreendido por situações de solidariedade, organização e, acima de tudo, uma grande vontade de viver.

Ficha Técnica
Título Original: Carandiru
Género: Drama
Duração: 146 min.
Lançamento (Brasil): 2002Site: http://www.carandiru.com.br/
Distribuição: Sony Pictures Classics / Columbia Tristar do Brasil
Direção: Hector BabencoRoteiro: Hector Babenco, Fernando Bonassi e Victor Navas
Produção: HB Filmes, Globo Filmes e Columbia Tristar do Brasil
Co-produtores: Flávio R. Tambellini e Fabiano Gullane
Direção de produção: Caio Gullane
Produtor Associado: Daniel Filho
Coordenação de pós-produção: Alessandra Casolari
Música: André Abujamra
Som direto: Romeu Quinto
Edição de som: Elisa Paley e Miriam Biderman
Fotografia: Walter Carvalho – ABC
Desenho de Produção: Direção de arte: Clóvis Bueno
Figurino: Cristina Camargo
Edição: Mauro AliceMaquiagem: Gabi Moraes
Casting: Vivian Golombek
No elenco encontramos uma infinidade de profissionais das artes dramáticas do Brasil conhecidos do grande público, dos quais citamos apenas alguns:

Luiz Carlos Vasconcelos (Médico), Milton Gonçalves (Chico), Ailton Graça (Majestade), Maria Luisa Mendonça (Dalva) Aída Lerner (Rosirene), Rodrigo Santoro (Lady Di), Gero Camilo (Sem Chance) Floriano Peixoto (Antonio Carlos), Ricardo Blat (Claudiomiro), Vanessa Gerbelli (Célia), Leona Cavalli (Dina), Wagner Moura (Zico), Caio Blat (Deusdete), Julia Ianina (Francineide), Sabrina Greve (Catarina), Lázaro Ramos (Ezequiel), Gabriel Braga Nunes (Sérgio) e muitos outros.

O filme obteve o Prémio Glauber Rocha, na 25ª Edição do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana. O guião baseou-se no livro “Estação Carandirú” de médico Dráuzio Varella, de 1999, sendo que a produção do filme contou com cerca de oito (8) mil figurantes tendo implicado três longos anos de trabalho, mobilizando mais de 250 profissionais. Foram escritas nove versões do guião. De forma a mobilizar os presos de Carandiru, que ainda viviam nos pavilhões (só o dois e o seis estavam desactivados na altura), a produção do filme encomendou um número especial da revista "Viralata", supervisionada por Dráuzio Varella e editada por Paulo Garfunkel & Líbero Malavoglia.
O filme será exibido no próximo dia 16 de Outubro pelas 21 e30 na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, após o que se seguirá o debate acerca do livro no qual foi baseada a obra cinematográfica com os participantes, contando com a habitual moderação de Cláudia de Sousa Dias e com a participação especial da Antropóloga e Jornalista Marta Vaz.
A entrada é gratuita.

4 Comments:

Blogger Gustavo Carneiro said...

Parece muito interessante, certamente não vou perder!

Para os fãs de Heavy Metal dos anos 90, lembrar que:
"""
Song of brazilian thrash metal band Sepultura, "Manifest" from the Chaos AD album talks about the 1992 rebellion in Carandiru.
""" ( http://en.wikipedia.org/wiki/Carandiru_Penitentiary )

Tantas vezes ouvi esta música na minha juventude, e sempre tanto me impressionou...

13/10/09 1:17 da tarde  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

espero que tenhas gostado...!

csd

17/10/09 1:48 da tarde  
Blogger Helena Teixeira said...

Olá Claudia!
Já vi A Cidade de Deus e Força de Elite.São filmes potentes,mas adorei.Falta-me Carandiru,1º porque acho que deve ser interessante e 2º porque tem lá um actor e homem que adoroooooooo: Rodrigo Santoro!!! Ai que desfaleço ;)

Jocas gordas
Lena

19/10/09 2:35 da tarde  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

de facto está irresistível de seios de sicicone e vestido de Lady Di.::!

;-)


mesmo vestido de gaja é lindo de morrer.

bjs

csd

19/10/09 3:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home