2008-05-16

Cineliterário no dia 23 de Maio - "O Amante" de Jean-Jacques Arnaud baseado no romance homónimo de Marguerite Duras




Na próxima 6ª feira dia 23 de Maio a Biblioteca Muunicipal de Vila Nova de Famalicão irá exibir o fime "O Amante de Jean-jacques Arnaud, em mais uma sessão do Cineliterário.


"L'Amant" (1992 - 111m) é baseado no romance homónimo de Marguerite Duras, que vendeu mais de um milhão de cópias em mais de 43 línguas, é a profjecção das suas "memórias de juventude" na Indochina francesa ,revestindo-se de uma carácter fortemente autobiográfico.





Com uma interpretação brilhante, a cargo, sobretudo, dos dois protagonistas e uma fotografia admirável, O Amante capta de forma absolutamente envolvente a essência do despertar sexual e do desejo proibido, como nenhum filme o fez até hoje.





Jane March é fascinante no papel de uma adolescente francesa oriunda de uma família empobrecida que, na década de 1920, conhece um importante e abastado diplomata chinês (Tony Leung) durante uma travessia do rio Mekong.





Fascinada pela riqueza e sofisticação dele emanadas, a jovem deixa-se levar pela vertigem do amor e os dois envolvem-se numa relação clandestina e tórrida.





Mas se os amantes conseguem ultrapassar as diferenças de idade, raça e classe, a sociedade colonial francesa da Indochina jamais permitirá que se ultrapassem as diferenças culturais.

Realizador. Jean-Jacques Annaud Intérpretes. Jane March. Tony Leung Ka Fai. Frédérique Meininger. Arnaud Giovaninetti. Melvil Poupaud. Lisa Faulkner. Xiem Mang. Philippe Le Dem. Ann Schaufuss

Etiquetas:

8 Comments:

Blogger Carol Bonando said...

olaaaaaaaa... qnt tempo. voltei, tomara q agora seja para ficar no blog de vez.
heuaheaue
entra lá e completa tá....
bjs

19/5/08 4:25 da tarde  
Blogger un dress said...

ficou-me poeticamente impresso este filme, cláudia!

vi-o há muito no porto, num festival.

lento, no fio da navalha!




beijO

21/5/08 1:23 da manhã  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

Pena, Un dress!

Adorava terte cá no debate.

A Rosário Fardilha do Divas e contrabaixos avem a Famalicão falar sobre a temática do filme...


bjo


CSD

22/5/08 3:42 da tarde  
Blogger Dalaila said...

eu adorei o livro o filme tamb+em me marcou tanto.

beijinhos claudia

23/5/08 4:06 da tarde  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

Saudades Dalaila!

Também gostei muito quando li, sobretudo pela articulação que ela faz entre a situação familiar e a relação que tem com o amante.

E também da forma como parte do rosto devastado pela idade para o rosto que tinha aos quinze anos com a técnica do flashback...

Beijo grande

CSD

24/5/08 11:52 da manhã  
Blogger **Viver a Alma** said...

Salvé!
Quem não o leu?! Quem não o viu?!
Talvez nem tanto...num mundo de futebol, e paranóias tais... autores como Marguerite Duras e outros, podem muito bem ser, uma de entre inúmeras personagem da nova novela da hora do almoço....por aí!

Embora neste eremitério por escolha - e das acertadas - onde me encontro, relembro velhos tempos...mas já sem aquela saudade, que nosfaz pulsar o coração...pois é já tudo tão distante...
conquanto gostei deste blog, porque vi a representação do seu avatar num outro, de quem sou amiga - se bem que poucas mas das autênticas...aquelas que não saiem fácilmente do registo...quer de SI, quer pela postura e/ou atitude neste tão simples conceito de VIDA!
Tenha então um resto de feliz e encantada semana.
Mariz
ESPAVO! - "reconhecendo a Luz que há em si - olá e adeus" - como em MU

16/6/08 5:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anne Schaufuss, Ex Miss Dinamarca

30/9/08 12:43 da tarde  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

Não sabia...

é lindíssima, de facto...


CSD

30/9/08 7:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home