Desafio
1 - Existe um livro que lerias e relerias várias vezes?
- Existem vários. Há livros de que sinto saudades (resposta igual à da Marta no planeta que ela própria criou).
2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
- Muito raro e muito frustrante. Há 7 anos comecei a ler Os Miseráveis e desisti. Este ano peguei nele e devorei-o. Dois mega volumes inteirinhos. Por vezes, é necessário esperar o momento certo para ler um livro. Espero em breve retomar A ilha do dia antes de Umberto Eco que tentei ler e 2001. Ulisses de James Joyce não vou tentar para já.
3 - Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?
- Ui. Impossível de responder!
4 - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
- Muitos. Carradas deles.
5- Que livro leste cuja 'cena final' jamais conseguiste esquecer?
A Caverna das Ideias de José Carlos Somoza.
6- Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?
- Tinha o hábito de ler tudo... adorava ler, tal como hoje. Anita, contos de Grimm, Perrault, mas o meu preferido foi Andersen. Sempre me interroguei do porquê de a sereia não ficar com o Príncipe. Acho que um dia escreverei um livro sobre esse tema. Na adolescência: Júlio Dinis; Enid Blyton; e policiais “Patricia” de Julie Campbell e “Nancy Drew” de cuja autora não me lembro o nome.
Também lia muita banda desenhada: da Disney (Patinhas, Peninha, Zé Carioca, Pateta…) a Lulu, e a Turma da Mónica (identificava-me com a “dentuça”).
7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
Eurico, o Presbitero e Amor de Perdição.Provavelmente por causa do estilo. O romantismo não me seduzia mas era leitura obrigatória no 11º ano.
8. Indica alguns dos teus livros preferidos.
Muitos: Os Maias, Eça de Queirós [e todos os outros]; Ensaio sobre a cegueira de José Saramago; A Costa dos Murmúrios, Lídia Jorge; Ficções, José Luis Borges ; O Monte dos Vendavais, Emily Brontë; A última Tentação de Cristo de Nikos Kazantzakis; Filhos e Amantes de D.H. Lawrence, O Doutor Jivago de Boris Pasternak, Seda de Alessandro Baricco; A mulher Certa de Sándor Márai, o fabuloso A Suite francesa de Irène Némirovski (se um dia entrar em Auschwitz atirarei um ramos de cravos vermelhos da dentro da câmara de gás), Diego e Frida e Deserto de JMG Le Clézio, O Paciente Inglês de Micheal Ondaatje. Finalizo com duas bombas-relógio: A Pele de Curzio Malaparte e O milagre segundo Salomé de José Rodrigues Miguéis. E já agora o 2666 de Roberto Bolaño.
9. Que livro estás a ler neste momento?
O siciliano de Mário Puzo. Mas estou morta por acabar para iniciar Thais de Athenas do russo Ivan Efremov.
10. Indica dez amigos para o Meme Literário:
Então aqui vai o desafio a dez bloggers se quiserem embarcar na aventura,
À madalena de http://apanificadoraribeiro.blogspot.com/ ; ao José Mário Silva http://bibliotecariodebabel.com/; à Teresa Sá-Couto http://comlivros-teresa.blogspot.com/; à Rosário, uma verdadeira Diva da blogosfera http://divasecontrabaixos.blogspot.com/ ; à Isabela http://novomundoperfeito.blogspot.com/; à Dalila livre e indomável como o vento do Norte http://farolnoventodonorte.blogspot.com/ à minha querida amiga inominável http://pontodesaturacao.blogspot.com/; a um dos melhores professores de ciência política de há memória http://tempoquepassa.blogspot.com/ ao mentor das quartas malditas no Clube Literário do Porto, Anthero Monteiro http://pracadapoesia.blogspot.com/e a um dos grandes escritores da actualidade Valter Hugo Mãe (cujos livro não mencionei mas que gosto de todos, absolutamente TODOS).
2 Comments:
Claudinha linda, não estou esquecida, só ando é cheia de trabalho. Tentarei responder no fim-de-semana ;)
A propósito, também achei uma seca "Eurico, o Presbítero" (talvez por ser uma obra muito masculina) e a minha personagem preferida era a Luluzinha ;))) "Os Maias" também ficou no meu coração!
Beijinhos,
Madalena
Obrigada por passares...e por responderes ao questionário! um beijo
CSD
Enviar um comentário
<< Home