2011-06-07

Desafio

Imagem desviada do mural da cristina da Casa das Letras no Facebook.




Então e pegando na deixa da minha grande amiga Marta Vaz, aqui vai:


1 - Existe um livro que lerias e relerias várias vezes?

- Existem vários. Há livros de que sinto saudades (resposta igual à da Marta no planeta que ela própria criou).

2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?

- Muito raro e muito frustrante. Há 7 anos comecei a ler Os Miseráveis e desisti. Este ano peguei nele e devorei-o. Dois mega volumes inteirinhos. Por vezes, é necessário esperar o momento certo para ler um livro. Espero em breve retomar A ilha do dia antes de Umberto Eco que tentei ler e 2001. Ulisses de James Joyce não vou tentar para já.

3 - Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?

- Ui. Impossível de responder!

4 - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?

- Muitos. Carradas deles.

5- Que livro leste cuja 'cena final' jamais conseguiste esquecer?

A Caverna das Ideias de José Carlos Somoza.

6- Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?

- Tinha o hábito de ler tudo... adorava ler, tal como hoje. Anita, contos de Grimm, Perrault, mas o meu preferido foi Andersen. Sempre me interroguei do porquê de a sereia não ficar com o Príncipe. Acho que um dia escreverei um livro sobre esse tema. Na adolescência: Júlio Dinis; Enid Blyton; e policiais “Patricia” de Julie Campbell e “Nancy Drew” de cuja autora não me lembro o nome.

Também lia muita banda desenhada: da Disney (Patinhas, Peninha, Zé Carioca, Pateta…) a Lulu, e a Turma da Mónica (identificava-me com a “dentuça”).

7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?

Eurico, o Presbitero e Amor de Perdição.Provavelmente por causa do estilo. O romantismo não me seduzia mas era leitura obrigatória no 11º ano.

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.

Muitos: Os Maias, Eça de Queirós [e todos os outros]; Ensaio sobre a cegueira de José Saramago; A Costa dos Murmúrios, Lídia Jorge; Ficções, José Luis Borges ; O Monte dos Vendavais, Emily Brontë; A última Tentação de Cristo de Nikos Kazantzakis; Filhos e Amantes de D.H. Lawrence, O Doutor Jivago de Boris Pasternak, Seda de Alessandro Baricco; A mulher Certa de Sándor Márai, o fabuloso A Suite francesa de Irène Némirovski (se um dia entrar em Auschwitz atirarei um ramos de cravos vermelhos da dentro da câmara de gás), Diego e Frida e Deserto de JMG Le Clézio, O Paciente Inglês de Micheal Ondaatje. Finalizo com duas bombas-relógio: A Pele de Curzio Malaparte e O milagre segundo Salomé de José Rodrigues Miguéis. E já agora o 2666 de Roberto Bolaño.

9. Que livro estás a ler neste momento?

O siciliano de Mário Puzo. Mas estou morta por acabar para iniciar Thais de Athenas do russo Ivan Efremov.

10. Indica dez amigos para o Meme Literário:

Então aqui vai o desafio a dez bloggers se quiserem embarcar na aventura,

À madalena de http://apanificadoraribeiro.blogspot.com/ ; ao José Mário Silva http://bibliotecariodebabel.com/; à Teresa Sá-Couto http://comlivros-teresa.blogspot.com/; à Rosário, uma verdadeira Diva da blogosfera http://divasecontrabaixos.blogspot.com/ ; à Isabela http://novomundoperfeito.blogspot.com/; à Dalila livre e indomável como o vento do Norte http://farolnoventodonorte.blogspot.com/ à minha querida amiga inominável http://pontodesaturacao.blogspot.com/; a um dos melhores professores de ciência política de há memória http://tempoquepassa.blogspot.com/ ao mentor das quartas malditas no Clube Literário do Porto, Anthero Monteiro http://pracadapoesia.blogspot.com/e a um dos grandes escritores da actualidade Valter Hugo Mãe (cujos livro não mencionei mas que gosto de todos, absolutamente TODOS).

2 Comments:

Blogger M. said...

Claudinha linda, não estou esquecida, só ando é cheia de trabalho. Tentarei responder no fim-de-semana ;)
A propósito, também achei uma seca "Eurico, o Presbítero" (talvez por ser uma obra muito masculina) e a minha personagem preferida era a Luluzinha ;))) "Os Maias" também ficou no meu coração!
Beijinhos,
Madalena

9/6/11 9:40 da tarde  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

Obrigada por passares...e por responderes ao questionário! um beijo

CSD

29/6/11 2:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home