"O Padrinho" de Mario Puzo adaptado ao cinema por Francis Ford Copolla
The Godfather: O Padrinho) datado de 1972 é a adaptação cinematográfica do romance homónimo de Mario Puzo dirigido por Francis Ford Coppola. É interpretado por Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Robert Duvall, Richard S. Castellano, Sterling Hayden, John Marley, Richard Conte e Diane Keaton, junto com John Cazale, Talia Shire, Al Martino e Abe Vigoda. O filme conta a história da família Corleone, desde 1945 até 1955. Teve duas sequelas que passaremos em sessões posteriores do Cineliterário a anunciar brevemente.
The Godfather ganhou três oscars: Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Actor.
Elenco:
Ator | Papel |
---|---|
Marlon Brando | Don Vito Corleone |
Al Pacino | Michael Corleone |
James Caan | Santino "Sonny" Corleone |
Robert Duvall | Tom Hagen |
Diane Keaton | Kay Adams |
John Cazale | Frederico "Fredo" Corleone |
Talia Shire | Constanzia "Connie" Corleone |
Richard S. Castellano | Peter Clemenza |
Abe Vigoda | Salvatore "Sal" Tessio |
Al Lettieri | Virgil "O Turco" Sollozzo |
Gianni Russo | Carlo Rizzi |
Sterling Hayden | Capitão McCluskey |
Lenny Montana | Luca Brasi |
Richard Conte | Emilio Barzini |
Al Martino | Johnny Fontane |
John Marley | Jack Woltz |
Alex Rocco | Moe Greene |
Morgana King | Carmela Corleone |
Johnny Martino | Paulie Gatto |
Victor Rendina | Philip Tattaglia |
Simonetta Stefanelli | Apollonia Vitelli-Corleone |
Louis Guss | Don Zaluchi |
Tom Rosqui | Rocco Lampone |
Joe Spinell | Willi Cicci |
Richard Bright | Al Neri |
A escolha do Elenco e as filmagens também merecem destaque:
A escolha do realizador para o elenco não foram populares com os executivos da Paramount, nem a selecção dos actores: principalmente Marlon Brando como Vito Corleone. Os dois primeiros candidatos de Coppola para o papel eram Brando e Lawrence Olivier. Porém, o agente de Olivier recusou, alegando motivos de saúde do actor. A da da altura, o presidente da Paramount disse que Brando nunca iria aparecer no filme. Depois de suplicar aos executivos, Coppola recebeu permissão para seleccionar Brando apenas se ele recebesse um salário menor, fizesse um teste e prometesse que não iria causar atrasos na produção. Coppola colocou Brando e não Borgnine, como sugeriu o Presidente da Paramount com base do teste, o que acabou por ser aceite pelos líderes da Paramount. Brando ganhou o oscar pelo desempenho que, no entanto, se recusou a aceitar.
Mais: o estúdio queria Robert Redford ou Ryan O' Neal como Michael Corleone, porém Coppola preferiu um desconhecido que se parecesse com um ítalo-americano, que foi o caso de Al Pacino. Pacino não era conhecido na época, tendo aparecido em apenas dois filmes, e o estúdio não o considerava certo para o trabalho, em parte por causa de sua altura. Jack Nicholson, Dustin Hoffman, Warren Beaty, Martin Sheen e James Caan fizeram testes para o papel. Em determinada altura, Caan era a primeira escolha para interpretar Michael, com carmine Caridi a fazer de Sonny. Pacino recebeu o papel após Coppola ameaçar sair da direção. O estúdio concordou em ter Pacino como Michael sob a condição de Caan interpretar Sonny e não Caridi. Coppola e Puzo mais tarde criaram um papel para Caridi nas sequências.
Paul Newman e Steve Mc Queen foram considerados para interpretar Tom hagen que eventualmente foi para Robert Duvall, enquanto que Sylvester Stallone fez testes para Carlo Rizzi e Paulie Gatto, Anthony Perkins para Sonny e Mia Farrow. Um então desconhecido Robert de Niro fez testes para Michael, Sonny, Carlo e Paulie. Mais tarde interpretou um jovem Vito Corleone em The Godfather II.
Até certo ponto, o filme foi uma grande reunião familiar para Coppola. carmine Copolla, seu pai, compôs algumas músicas do filme e aparece em cena a tocar piano. A mãe aparece como figurante. Talia Shire a irmã, interpretou Connie Corleone. Sofia Copolla, a filha, interpretou o filho récem nascido de Connie e Carlo e seus filhos fizeram os filhos de Tom Hagen.
Filmagens
A filmagem principal ocorreu de 29 de Março a 6 de agosto de 1971, totalizando 77 dias de filmagens, menos que os 83 originalmente planejados.
Um dos momentos mais chocantes do filme envolvia uma verdadeira cabeça decapitada de cavalo. Grupos de direitos dos animais protestaram contra a cena. Coppola disse que a cabeça do cavalo foi entregue a ele por uma companhia de ração para cachorro, um cavalo não foi morto especificamente para o filme. A cena foi filmada em Port Washington.
No livro, Jack Woltz, o produtor de cinema e dono do cavalo, que aparece barbaramente morto, é mostrado como um pedófilo, já que Tom Hagen vê uma jovem garota, provavelmente uma das estrelas de Woltz, em situação muito suspeita quando sai do escritório de Woltz. A cena, ligeiramente alterada, foi cortada da versão final do filme, porém pode ser encontrada no DVD.
O tiro que Moe Greene leva através do olho foi inspirada pela morte do gangster Bugsy Siegel. Para fazer o efeito, os óculos do ator Alex Rocco tinham dois tubos escondidos nas armações. Um tinha sangue falso e o outro uma bala impulsiona por ar comprimido. Quando a arma foi disparada, o ar comprimido atirou a bala pelas lentes, quebrando-as por dentro. O outro tubo então soltou o sangue falso.
A cena do assassinato de McCluskey foi feita fazendo-se uma testa falsa e colocada no actor.
A cena de abertura do filme é um longo zoom saindo do rosto do personagem Bonasera e indo parar atrás de Vito Corleone. O zoom, que dura três minutos, foi feito com lentes controladas por computador criadas por Tony Karp.
Não Percam.
Sexta feira dia 20 de Maio às 21 e 30, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Entrada Livre.
Cláudia de Sousa Dias
4 Comments:
Lamentavelmente, nunca vi este filme, este e muitos considerados clássicos. Quem sabe um dia... ;)
Beijinhos,
Madalena
Tens de vir cá a Famalicão!
Ia gostar muito de te ter por cá...
csd
Também eu queria, Cláudia, mas é praticamente impossível :(
pena...
csd
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