2012-04-07

SORTILÉGIOS...

                        [diz Beatriz a Dante]










Imagem retirada de Wikipaedia





Coisa terrível e bela
mas que fosse de maneira
a que dissesse onde estou:
caverna de pitonisa, 
morada de feiticeira
enfeitada de jasmim

Mas um jasmim tão macio
que ficasse desprendido
por dentro dos teus cabelos.
Eu debruçada em cuidados
e mil fios entrelaçados
ao longo do meu cabelo

Uma poção devagar,
sortilégio colorido
a sugerir o terrível
e no belo adormecido
por dentro dos teus ouvidos,
eu a ficar para sempre

dentro da tua memória.
Escalpelizar-te a memória,
alma mais funda que a vida, d
eixando lá um jasmim
em imagem colorida
mais em vez que o sortilégio

O líquido a reflectir-me
onde a poção preparada
e em mi cuidados rever-nos:
entrelaçados os fios,
jasmim para sempre preso
nos cabelos mais acesos


Ana Luísa Amaral

in "E muitos os Caminhos", 1995.

Etiquetas: