2011-12-23

Atribuição a Eduardo Lourenço do Prémio Pessoa 2011



Foto: Cortesia CM-PVarzim

O filósofo e ensaísta Eduardo Lourenço foi agraciado este ano com o Prémio Pessoa, cujo objectivo é o de destacar figuras que tenham desempenhado um papel preponderante nas áreas da cultura e da ciência.


No comunicado à imprensa emitido pelo júri a justificação da atribuição do prémio prende-se com o facto de que: 


 "Eduardo Lourenço é um português de que os portugueses se podem e devem orgulhar. O espírito de Eduardo Lourenço foi sempre reforçado pela sua cidadania atenta e actuante. Portugal precisa de vozes como esta. E de obras como esta".

CE – Professor Eduardo Lourenço, como sente o ambiente à volta do Correntes d’Escritas?


EL – Para mim, que estou lá fora, é uma ocasião para conhecer, trocar impressões, particularmente com as gerações mais novas, que conheço menos bem…


CE – E quanto a novas publicações?


EL – Penso que este ano poderei lançar o meu livro Eros e Cristo, uma promessa que ando a fazer desde há dois anos a esta parte e que não tenho conseguido cumprir até hoje…


CE – E acerca da temática do novo livro?


EL – Trata-se de uma proposta de leitura da ficção portuguesa, desde o romantismo até hoje, que pode fazer incidir ou trazer uma nova luz (relativamente à forma de conceber a literatura portuguesa), se se pensar no que é que move a cultura portuguesa – o conflito latente entre a ética, o cristianismo e as experiências da natureza humana. É uma chave de leitura de uma vertente explorada pelos nossos ficcionistas desde o Garret. Pretendo, sobretudo, sistematizar essa temática, sobretudo a forma como se encadeia esse percurso.
Já tratei esse tema lá fora, há alguns anos atrás dei um curso sobre esta questão, em Massachussets, utilizando o discurso na forma oral. Mas não passei à forma escrita…dá muito trabalho e eu sou preguiçoso!
Na Brown University, em Massachussets, onde está o Professor Onésimo Teotónio de Almeida…


CE – E em relação a Eça de Queiroz, como vê essa dicotomia?


EL – É um caso paradigmático por excelência porque foi ele que deu, pela primeira vez, a esta temática a primeira expressão ficcional de uma forma expressa. Esta questão esteve sempre latente, mas foi ele que fez dela o centro da própria obra. Mas não é o único. Além dele existem também o Aquilino Ribeiro, Jorge de Sena, José Régio…


CE – E em relação a José Rodrigues Miguéis?


EL – José Rodrigues Miguéis ainda não está muito presente na opinião mais comum, na nossa literatura moderna como devia ser, mas é um autor que aprecio imenso. No Brasil, participei numa homenagem a Miguéis juntamente com David Mourão-Ferreira, Joel Serra (historiador), altura em que publicámos um livro em sua homenagem.
É um autor sério, preocupado, sensível com os grandes problemas da humanidade…A questão de Fátima, de que trata o livro, é uma questão que implica tantos interesses… deve ter encontrado muita resistência…
E as pessoas andam pouco a par da História, compreendem é que Fátima se tornou um sítio com uma aura muito especial, que movimenta emoções e influencia convicções cívicas, morais e religiosas…Fátima tornou-se a “Meca” lusitana e cada um vê isso à luz da sua cultura e tradições…


Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A memória de Eduardo Lourenço não costuma falhar-lhe mas desta vez teve um deslize: a Brown University fica no estado de Rhode Island, por sinal contíguo a Massachusetts. Mais precisamente, a universidade está situada na cidade de Providence, capital do mais pequeno estado da União.
Eduardo Lourenço deu aqui esse seminário e as suas intervenções foram gravadas e transcritas. Anda há anos para as rever, mas a sua dificuldade é compreensível: um texto falado não é o mesmo que um escrito e Lourenço sente-se tentado a reescrevê-las.

onésimo almeida

24/12/11 2:57 da tarde  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

Olá Prof Onésimo, é um gosto tê-lo por cá!

Eu também terei uma quota-parte de responsabilidade, por não conhecer detalhadamente a geografia dos EUA...

Mas lembro-me que esta entrevista do prof. Eduardo Lourenço foi uma das mais estimulantes e elucidativas das que fiz naquele ano..Mas também me lembro do almoço em que juntamente com a Dra. Maria João Seixas, discutíamos quem iria concorrer às Presidenciais do EUA pelo partido Democrata...memorável, sem dúvida!

Um abraço e votos de um bom Natal.


CSD

25/12/11 4:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home