2016-02-08

Cinco poemas inéditos de Maria Teresa Horta para o mês de Janeiro





BRINCANDO

Bem me querias ver
cismada
procurando a acalmia
*
Sabendo-me a tua amada
*
Com sapatos de
cristal
em pés de muito sossego
*
Mas eu fujo
ao teu enredo
nas sombras da floresta
*
Preguiçando nas
flores
e nas cavernas secretas
*
Negando-me a ser
de pranto
*
E ainda mais de teu
uso
ou mulher de teu encanto
*
picando o dedo no fuso
*


(inédito)

26/1/2016 





SILÊNCIO

Às vezes
sonha-se alto
*
com o desejo
à flôr
dos dedos
*
É quando custa
mais
guardar o silêncio
*
O segredo


*



(inédito)

27/1/2016


RÉDEAS DO VENTO




Mal pressinto
o banal arrumando
a minha vida
*
Eu tomo as rédeas
do vento
galopo a fímbria dos dias
*
Desato o nó
dos cabelos
vou voando na poesia


(inédito)

29/1/2016


ALCATEIA DA ESCRITA




Eu não te pedi
que me detivesses
a mão da escrita
*
nem a vida
tal como eu sou
ao longo dela
*
Fico a escutar
os lobos
no meu corpo
*
um sopro
um suspiro
uma alcateia
*
No labirinto
No roseiral. Na clareira


*
(inédito)

30/1/2016


PEQUENAS COISAS





A importância
das pequenas coisas
nas nossas vidas:
*
um qualquer gesto ávido
*
A haste, a casa
a asa
um estilhaço de espelho
*
O aço, o beijo, o afago
a rosa sedenta
à nossa beira, o traço
*
o avesso do fausto
*
Um pequeno grão
de luz
a acender a imagem


os sentimentos exaustos
*

(inédito)
31/1/2016